segunda-feira, 12 de maio de 2014

Personal Learning Environment



Breve introdução

Com o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento e evolução da Web 2.0, os indivíduos passam a aceder de forma mais fácil e regular a inúmeras fontes de informação, podendo agir e interagir com essa mesma informação. Também a relação com outras pessoas, grupos e comunidades se tornou mais fácil, o que permitiu ampliar as redes de contacto e estreitar relações. As ferramentas e aplicações multiplicaram-se, transformando a forma como atualmente se utilizam, constroem e partilham recursos.

Neste novo contexto, cada indivíduo passa, ainda que nem sempre tenha essa consciência, a ter um controlo muito maior sobre aquilo que lhe permite seguir aos seus interesses e motivações, sendo-lhe dada a oportunidade de os aprofundar e alargar. Assim, não só num plano mais informal mas também nos contextos formais, a aprendizagem passa a ser sinónimo de estar e utilizar a Web, seja para pesquisar informação, para ler, para comunicar ou para partilhar.

Perante este cenário surge um novo conceito, Personal Learning Environment (PLE), referido por autores como Attwell, Waters, Downes, Adell e Castañeda, entre outros, como uma ideia pedagógica sobre a forma como os indivíduos aprendem com a tecnologia. Este conceito remete para o conjunto de ferramentas, fontes de informação, comunidades e serviços utilizados por cada pessoa para aprender, englobando tudo aquilo que utilizamos para obter informação sobre determinados assuntos, e a forma como a vamos utilizar, transformando-a, partilhando-a, arquivando-a.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Bibliografia Anotada – Personal Learning Environments (PLE´s)Unidade Curricular de Processos Pedagógicos em E-Learning (2ºSemestre)Professor José Mota                                                                     
Referência 1


Castañeda, L. y Adell, J. (2013). La anatomía de los PLEs. En L. Castañeda y J. Adell (Eds.), Entornos Personales de Aprendizaje: Claves para el ecosistema educativo en red (pp. 11-27). Alcoy: Marfil. Acedido a 20de Abril de 2014 em http://digitum.um.es/jspui/handle/10201/30408.

Breve descrição:
O artigo descreve o conceito de Personal Learning Environment (PLE), a sua evolução nos útimos anos, os eventos e autores que têm explorado o conceito nas várias vertentes, as partes e componentes que o constituem e principalmente a sua importância no contexto atual de emergência de novos modelos de aprendizagem. Ainda que independentemente da época possamos falar em contextos de aprendizagem, pois estes sempre existiram, as tecnologias, nomeadamente a internet e a abundância de fontes e recursos que esta veio permitir, alargaram os contextos de aprendizagem, diversificaram as fontes de informação e aumentaram a interação entre as pessoas. Neste sentido, os processos, experiências e estratégias inerentes ao processo de aprendizagem alteraram-se com o acesso às novas ferramentas tecnológicas, dando origem ao conceito de ecologia da aprendizagem.

Comentário:
O artigo representa um importante ponto de partida para o estudo deste tema, por clarificar o conceitos e aquilo que o caracteriza, os conceitos que lhe estão associados e por permitir compreender a sua pertinência no contexto do ensino e da aprendizagem.A bibliografia referênciada no artigo representa também um bom ponto de partida para o estudo do mesmo a partir de diferentes perspetivas: professor, instituição, cultura, ferramentas, o futuro da aprendizagem.


Referência 2


Bidarra, J. et al. (2010). Personal learning environments no contexto virtual de um mestrado em comunicação educacional multimédia. In Rodríguez, Manuel Caeiro; Silveira, Ricardo Azambuja; Escudeiro, Paula, eds. - TICAI 2010. [S.l.] : IEEE, Sociedad de Educación, 2010. ISBN 978-84-8158-548-3. p. 67-73. Acedido a 20 de Abril de 2014 em https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2810.

Breve descrição:
O capítulo analisa a experiência em Personal Learning Environments (PLE´s) no âmbito do modelo de ensino da Universidade Aberta, mais especificamente ao nível do mestrado de Comunicação Educacional Multimédia (MCEM).Depois de contextualizaro papel do aluno atual, aquele que deixou se ser mero recetor de informação e que passar a seguir e a interagir com essa informação, adotando um papel mais ativo, o capítulo faz distinção entre conceitos relacionados (VLE, LMS e PLE) e identifica os variados instrumentos e ferramentas,consideradas as componentes dos PLE´s, que a Internet veio colocar ao serviço dos aprendentes. No contexto do mestrado são analisados os pontos fortes e fracos decorrentes da utilização do Moodle (LMS) e dos PLE´s. Os PLE´s vêm responder às necessidades de aprendizagem ao longo da vida, de autonomia na gestão e apropriação do conhecimento e o respeito pelos estilos de aprendizagem.

Comentário:
O artigo é relevante pela análise mais prática que faz ao conceito de PLE a partir da realidade do mestrado de Comunicação Educacional Multimédia. São identificadas algumas da inúmeras ferramentas que poderão ser utilizadas pelos alunos na construção do seu ambiente de aprendizagem.