Personal Learning Environment
Breve
introdução
Com
o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento e evolução da Web
2.0, os indivíduos passam a aceder de forma mais fácil e regular a
inúmeras fontes de informação, podendo agir e interagir com essa
mesma informação. Também a relação com outras pessoas, grupos e
comunidades se tornou mais fácil, o que permitiu ampliar as redes de
contacto e estreitar relações. As ferramentas e aplicações
multiplicaram-se, transformando a forma como atualmente se utilizam,
constroem e partilham recursos.
Neste
novo contexto, cada indivíduo passa, ainda que nem sempre tenha essa
consciência, a ter um controlo muito maior sobre aquilo que lhe
permite seguir aos seus interesses e motivações, sendo-lhe dada a
oportunidade de os aprofundar e alargar. Assim, não só num plano mais
informal mas também nos contextos formais, a aprendizagem passa a
ser sinónimo de estar e utilizar a Web, seja para pesquisar
informação, para ler, para comunicar ou para partilhar.
Perante
este cenário surge um novo conceito, Personal Learning Environment
(PLE), referido por autores como Attwell, Waters, Downes, Adell e
Castañeda, entre outros, como uma ideia pedagógica sobre a forma
como os indivíduos aprendem com a tecnologia. Este conceito remete
para o conjunto de ferramentas, fontes de informação, comunidades e
serviços utilizados por cada pessoa para aprender, englobando tudo
aquilo que utilizamos para obter informação sobre determinados
assuntos, e a forma como a vamos utilizar, transformando-a,
partilhando-a, arquivando-a.