quarta-feira, 26 de março de 2014

Bibliografia Anotada – Pedagogia do Elearning e Papel do Professor Online
Unidade Curricular de Processos Pedagógicos em E-Learning (2ºSemestre)
Professor José Mota

                                                                      Referência 1

Moreira, J. António; Monteiro, A. (2010). O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. "Educação, Formação e Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 3, Nº 2 (2010), p. 82-94. Acedido a 25 de março de 2014 em http://hdl.handle.net/10400.2/2754.

Breve descrição:
O artigo descreve uma experiência realizada no contexto do ensino superior, onde houve lugar à auscultação dos estudantes acerca do processo de aprendizagem no ambiente online, especificamente através de uma plataforma de aprendizagem.
Os autores adotaram um design para a aprendizagem online inspirado no modelo pedagógico de Salmon (2000) e no modelo de comunidades de investigação de Garrison & Anderson (2003). “De acordo com o modelo proposto por Salmon (2000), nos ambientes de b-learning, apesar de ser preciso algum suporte tecnológico, é fundamental a tarefa do docente no sentido de promover o acesso, gerar motivação, facilitar a interacção social e participar na troca de informações de forma a mediar o processo de construção de conhecimentos que será o responsável pelo desenvolvimento integral do estudante.” (Moreira & Monteiro, 2010, p.84).

Do ponto de vista dos resultados, os autores tiveram a possibilidade de comprovar que a criação de espaços e de comunidades virtuais de aprendizagem, complementares à aprendizagem presencial favorece as interações professor/estudantes e estudantes/estudantes, a partilha de conhecimentos e as estratégias de trabalho cooperativo, com recurso a materiais e a estratégias que estimulam os estudantes a processar a informação autonomamente e de forma significativa, respeitando o seu estilo e ritmo de aprendizagem.

Comentário:
O artigo vai ao encontro dos resultados de pesquisas realizadas a nível internacional sobre o potencial das plataformas de aprendizagem e o papel determinante dos professores nestes espaços, enquanto facilitadores da aprendizagem.




Referência 2

Pereira, A.,Branca, M., Oliveira, O., Bastos, G., Mota, J. (2003). Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado: proposta de um modelo. "Discursos: perspectivas em educação". Lisboa. ISSN 0872-0738.(2003), p. 39-51. Acedido a 25 de março de 2014 em http://hdl.handle.net/10400.2/147.

Breve descrição:
O artigo apresenta e detalha, com base numa reflexão coletiva dos professores sustentada teoricamente, as linhas orientadoras de um modelo para o Ensino Online Pós-Graduado. O debate conceptual dos autores e a sua experiência individual resultaram na produção de documentos, ferramentas e orientações essenciais à prática, que tem vindo a servir o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam nesta modalidade.
O modelo apresentado define quatro eixos centrais: o contrato de aprendizagem, os materiais e recursos de aprendizagem, as atividades e a avaliação.

Comentário:

O artigo coloca a tónica na importância determinante da pedagogia acompanhar a evolução tecnologia, o que se traduz numa eleboração e re-elaboração de modelos pedagógicos que assegurem práticas de qualidade na sua utilização em instituições que promovem o ensino a distância e confiram coerência, sentido e eficácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário