segunda-feira, 14 de abril de 2014

Na sequência da proposta de criação do artigo para a UC de MICO gostava de partilhar algumas considerações sobre o mesmo, sendo que o foco está na Aprendizagem em Rede.

Hoje o conhecimento não é entendido como um produto ou o resultado mas como um processo, onde a aprendizagem acontece de muitas e variadas formas, pelo diálogo, pela reflexão, pela experimentação.  A aprendizagem acontece na rede online aberta, onde a autonomia dos alunos se revela e onde são chamadas as competências de boa pesquisa e seleção de informação, em primeira instância, para posterior reflexão aprendizagem e produção de conhecimento para partilhar com os outros.

O suporte dos pares, bem como os laços construídos no âmbito das comunidades, revelam-se elementos importante para o sucesso da aprendizagem nas redes, especialmente quanto se trata de tarefas cognitivas complexas, tais como a reflexão profunda e o desenvolvimento de competências metacognitivas. As tarefas mais complexas estimulam a colaboração entre pares.

Se antes os requisitos para a aprendizagem estavam na existência de uma sala de aula e num professor detentor do saber, hoje os requisitos para a aprendizagem, que acontece na web e em rede, estão no desenvolvimento de um conjunto de competências prévias, já não tanto de utilização e manuseamento de ferramentas mas de avaliação e análise crítica.

A mudança não está apenas na revolução tecnológica e na massificação do acesso à web mas também na criação de ambientes de aprendizagem mais complexos, onde acontece a transformação pessoal, decorrente da necessidade de adaptação dos educadores, dos alunos e da sociedade em geral.


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