segunda-feira, 12 de maio de 2014

Personal Learning Environment



Breve introdução

Com o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento e evolução da Web 2.0, os indivíduos passam a aceder de forma mais fácil e regular a inúmeras fontes de informação, podendo agir e interagir com essa mesma informação. Também a relação com outras pessoas, grupos e comunidades se tornou mais fácil, o que permitiu ampliar as redes de contacto e estreitar relações. As ferramentas e aplicações multiplicaram-se, transformando a forma como atualmente se utilizam, constroem e partilham recursos.

Neste novo contexto, cada indivíduo passa, ainda que nem sempre tenha essa consciência, a ter um controlo muito maior sobre aquilo que lhe permite seguir aos seus interesses e motivações, sendo-lhe dada a oportunidade de os aprofundar e alargar. Assim, não só num plano mais informal mas também nos contextos formais, a aprendizagem passa a ser sinónimo de estar e utilizar a Web, seja para pesquisar informação, para ler, para comunicar ou para partilhar.

Perante este cenário surge um novo conceito, Personal Learning Environment (PLE), referido por autores como Attwell, Waters, Downes, Adell e Castañeda, entre outros, como uma ideia pedagógica sobre a forma como os indivíduos aprendem com a tecnologia. Este conceito remete para o conjunto de ferramentas, fontes de informação, comunidades e serviços utilizados por cada pessoa para aprender, englobando tudo aquilo que utilizamos para obter informação sobre determinados assuntos, e a forma como a vamos utilizar, transformando-a, partilhando-a, arquivando-a.


O meu PLE

Para construir o meu PLE comecei por fazer uma espécie de inventário de tudo o que faço com recurso à Web e, para isso, pensei no meu dia-a-dia no trabalho, na minha formação (mestrado) e naquilo que faço com um cariz mais pessoal. Desta análise, defini as três grandes áreas de organização do meu PLE – trabalho e profissão; formação e pessoal.

Pessoal

A nível pessoal utilizo sobretudo ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, como o facebook, o skype, o hangout e o e-mail; pesquiso através do google qualquer informação ou notícia que pretenda saber; sigo alguns blogues e sites de cariz mais lúdico.

Formação

Do ponto de vista da formação e desenvolvimento, neste momento, destaco a realização do mestrado que me tem permitido de modo mais ativo estar e utilizar diferentes ferramentas, espaços e serviços na Web, conseguindo organizá-los nas seguintes categorias:

  • Learning Management System enquanto “ponto de partida e de chegada” das várias atividades propostas;
  • Pesquisa e Leituras que ocorrem num infindável número de espaços da Web;
  • Bookmarks, feitas através da ferramenta Diigo;
  • Arquivo do google, o Google Drive, onde tenho pastas pessoais por Unidades Curriculares e também pastas partilhadas com colegas de grupo para agregação de conteúdos de trabalho;
  • Comunicação e partilha que acontece com diferentes objetivos (realização de trabalhos de grupo, pedidos de ajuda, partilha de recursos) e que poderá ser em tempo real ou diferido;
  • Produção de conteúdos, normalmente resultantes dos trabalhos solicitados.


Trabalho e Profissão

Na atividade profissional que desevolvo também recorro a um conjunto de ferramentas e de serviços da Web nomeadamente: LMS e LCMS para gestão de conteúdos e alunos; ferramentas de comunicação interna e externa (à empresa), nomeadamente o e-mail e Skype; instrumentos de pesquisa como o google, o youtube e o LinkedIn; a Dropbox para alojamento de conteúdos e o We transfer para envio de materiais a parceiros e Clientes e utilizo ainda uma ferramenta de gestão de projetos, o easybacklog.






Olhando para o resultado final do meu PLE fica a sensação que faltam ferramentas e algumas especificidades que permitam perceber melhor que conteúdos, que informações e que pessoas estão por detrás de cada ferramenta e serviço da Web. Digamos que esta é uma primeira abordagem pessoal ao conceito de PLE. Mais do que o resultado final desta tarefa, destaco o processo de compreensão do conceito, de pesquisa e utilização das possíveis ferramentas para representação visual do PLE e o inventário e catalogação necessários à sua elaboração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário