Personal Learning Environment
Breve
introdução
Com
o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento e evolução da Web
2.0, os indivíduos passam a aceder de forma mais fácil e regular a
inúmeras fontes de informação, podendo agir e interagir com essa
mesma informação. Também a relação com outras pessoas, grupos e
comunidades se tornou mais fácil, o que permitiu ampliar as redes de
contacto e estreitar relações. As ferramentas e aplicações
multiplicaram-se, transformando a forma como atualmente se utilizam,
constroem e partilham recursos.
Neste
novo contexto, cada indivíduo passa, ainda que nem sempre tenha essa
consciência, a ter um controlo muito maior sobre aquilo que lhe
permite seguir aos seus interesses e motivações, sendo-lhe dada a
oportunidade de os aprofundar e alargar. Assim, não só num plano mais
informal mas também nos contextos formais, a aprendizagem passa a
ser sinónimo de estar e utilizar a Web, seja para pesquisar
informação, para ler, para comunicar ou para partilhar.
Perante
este cenário surge um novo conceito, Personal Learning Environment
(PLE), referido por autores como Attwell, Waters, Downes, Adell e
Castañeda, entre outros, como uma ideia pedagógica sobre a forma
como os indivíduos aprendem com a tecnologia. Este conceito remete
para o conjunto de ferramentas, fontes de informação, comunidades e
serviços utilizados por cada pessoa para aprender, englobando tudo
aquilo que utilizamos para obter informação sobre determinados
assuntos, e a forma como a vamos utilizar, transformando-a,
partilhando-a, arquivando-a.
O
meu PLE
Para
construir o meu PLE comecei por fazer uma espécie de inventário de
tudo o que faço com recurso à Web e, para isso, pensei no meu
dia-a-dia no trabalho, na minha formação (mestrado) e naquilo que
faço com um cariz mais pessoal. Desta análise, defini as três
grandes áreas de organização do meu PLE – trabalho e profissão;
formação e pessoal.
Pessoal
A
nível pessoal utilizo sobretudo ferramentas de comunicação
síncrona e assíncrona, como o facebook, o skype, o hangout e o
e-mail; pesquiso através do google qualquer informação ou notícia
que pretenda saber; sigo alguns blogues e sites de cariz mais lúdico.
Formação
Do
ponto de vista da formação e desenvolvimento, neste momento,
destaco a realização do mestrado que me tem permitido de modo mais
ativo estar e utilizar diferentes ferramentas, espaços e serviços
na Web, conseguindo organizá-los nas seguintes categorias:
- Learning Management System enquanto “ponto de partida e de chegada” das várias atividades propostas;
- Pesquisa e Leituras que ocorrem num infindável número de espaços da Web;
- Bookmarks, feitas através da ferramenta Diigo;
- Arquivo do google, o Google Drive, onde tenho pastas pessoais por Unidades Curriculares e também pastas partilhadas com colegas de grupo para agregação de conteúdos de trabalho;
- Comunicação e partilha que acontece com diferentes objetivos (realização de trabalhos de grupo, pedidos de ajuda, partilha de recursos) e que poderá ser em tempo real ou diferido;
- Produção de conteúdos, normalmente resultantes dos trabalhos solicitados.
Trabalho
e Profissão
Na
atividade profissional que desevolvo também recorro a um conjunto de
ferramentas e de serviços da Web nomeadamente: LMS e LCMS para
gestão de conteúdos e alunos; ferramentas de comunicação interna
e externa (à empresa), nomeadamente o e-mail e Skype; instrumentos
de pesquisa como o google, o youtube e o LinkedIn; a Dropbox para
alojamento de conteúdos e o We transfer para envio de materiais a
parceiros e Clientes e utilizo ainda uma ferramenta de gestão de
projetos, o easybacklog.
Olhando
para o resultado final do meu PLE fica a sensação que faltam
ferramentas e algumas especificidades que permitam perceber melhor
que conteúdos, que informações e que pessoas estão por detrás de
cada ferramenta e serviço da Web. Digamos que esta é uma primeira
abordagem pessoal ao conceito de PLE. Mais do que o resultado final
desta tarefa, destaco o processo de compreensão do conceito, de
pesquisa e utilização das possíveis ferramentas para representação
visual do PLE e o inventário e catalogação necessários à sua
elaboração.
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