domingo, 15 de dezembro de 2013

Bibliografia Anotada

Recurso 1

Referência
Downes, S. (2007) Models for Sustainable Open Educational Resources. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects, Volume 3, 2007. Retirado da web: http://www.ijklo.org/Volume3/IJKLOv3p029-044Downes.pdf

Resumo
O artigo começa por reconhecer a importância dos REAs para os indivíduos  e para a comunidade, na medida em que aumentam o valor dos recursos produzidos individualmente e contribuem para a aprendizagem das comunidades. Os REA são importantes e desejáveis quer pela partilha do conhecimento, quer pela difusão da inovação. Contudo, existem inúmeras questões que se levantam sobre a sua sustentabilidade. A preocupação partilhada pelo autor está em como se vai manter a produção e distribuição destes recursos.

A sustentabilidade vai, na perspetiva do autor, muito para além da definição de modelos variados de financiamento e remete também para outras questões, que poderão ser entendidas como acessórias mas que podem comprometer a viabilidade destes projetos, como por exemplo a falta de formação dos docentes. Mais do que se pensar na forma como os recursos são pagos, este artigo preocupa-se em saber o que são realmente estes recursos, quem é que os cria, que serviços envolvem e como distribui-los em larga escala.  Na prática o artigo procura, através da identificação de um conjunto de questões e problemas, encontrar um caminho viável para a gestão destes projetos, que não comprometa o seu objetivo primordial.

Os conceitos “recursos” e “abertos” são retomados neste artigo, recorrendo-se  ao conceito de objeto de aprendizagem e à distinção entre o que não tem custos e o que não tem restrições. 

Comentário
O artigo não dá respostas, dicas ou orientações precisas mas levanta questões e problemas pertinentes sobre os quais é necessário refletir e que são essenciais à gestão dos REAs, remetendo para a sua escalabilidade, sustentabilidade e viabilidade a longo prazo.



Recurso 2

Referência
Inuzuka, M. & Duarte, R. (2012) Produção de REA apoiada por MOOC. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas /Bianca Santana; Carolina Rossini; Nelson De Lucca Pretto (Organizadores). – 1. ed., 1 imp. – Salvador: Edufba; São Paulo: Casada Cultura Digital. 2012. 246 p. (p. 193-217). Retirado da web: http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/producao-de-rea-apoiada-por-mooc/


Resumo
Trata-se de um estudo de caso baseado num MOOC sobre HTML desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG) e que utilizou REA em hipertexto. Depois da clarificação de alguns conceitos e problemáticas são descritas a tecnologia utilizada e as orientações pedagógicas que serviram de estrutura ao curso.

O artigo começa por clarificar alguns conceitos preliminares, essenciais à compreensão do estudo de caso, nomeadamente: “educação aberta”; “recursos educacionais abertos”; “conectivismo”; “MOOC”. É explicitada a relação entre MOOC e REA e identificadas as críticas da comunidade científica à relação entre o conectivismo e os MOOC.  

Os MOOCs são abertos, inspiram-se no conectivismo e nas redes e servem-se de REAs. Numa tentativa de analisar as características de cursos que se apoiam no conectivismo é feita uma análise comparativa de alguns cursos da Universidade de Standford e da Khan Academy que não sendo MOOCs são online, abertos e distribuídos massivamente. O conectivismo é neste artigo analisado através da comparação de quadros epistemológico desenvolvido por autores com Downes, Siemens e Driscoll e através da referência a uma experiência de MOOC analisada por Mackness, Mark e Williams.

O artigo aponta as fragilidades do estudo de caso remetendo para a deficiente divulgação que apenas atingiu um nicho muito específico de participantes, as respostas aos questionários foram dadas pelos que concluíram o curso e verificou-se ainda falta de produção ativa de REA quer devido a questões culturais, quer por lacunas a nível da prática pedagógica. Ainda assim existiu produção de conhecimentos através da partilha de soluções entre os participantes para a resolução dos problemas apresentados e o ambiente criado promoveu o grau de abertura defendido pela teoria conectivista.

Comentário
O artigo é relevante pela relação que estabelece entre MOOCs e REAs e pela  análise destes à luz do conectivismo. O estudo de caso para além de exemplificar o processo de construção de um MOOC quer do ponto de vista tecnológico, quer do ponto de vista pedagógico, também avalia a perspetiva dos participantes sobre a participação no MOOC.


Sem comentários:

Enviar um comentário