Referência
Downes, S. (2007) Models for Sustainable Open
Educational Resources. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning
Objects, Volume 3, 2007. Retirado da web: http://www.ijklo.org/Volume3/IJKLOv3p029-044Downes.pdf
Resumo
O artigo começa por reconhecer a importância dos REAs para
os indivíduos e para a comunidade, na
medida em que aumentam o valor dos recursos produzidos individualmente e
contribuem para a aprendizagem das comunidades. Os REA são importantes e
desejáveis quer pela partilha do conhecimento, quer pela difusão da inovação. Contudo,
existem inúmeras questões que se levantam sobre a sua sustentabilidade. A
preocupação partilhada pelo autor está em como se vai manter a produção e
distribuição destes recursos.
A sustentabilidade vai, na perspetiva do autor, muito para
além da definição de modelos variados de financiamento e remete também para
outras questões, que poderão ser entendidas como acessórias mas que podem
comprometer a viabilidade destes projetos, como por exemplo a falta de formação dos docentes. Mais do que se pensar na forma como
os recursos são pagos, este artigo preocupa-se em saber o que são realmente
estes recursos, quem é que os cria, que serviços envolvem e como distribui-los
em larga escala. Na prática o artigo
procura, através da identificação de um conjunto de questões e problemas, encontrar
um caminho viável para a gestão destes projetos, que não comprometa o seu
objetivo primordial.
Os conceitos “recursos” e “abertos” são retomados neste artigo,
recorrendo-se ao conceito de objeto de
aprendizagem e à distinção entre o que não tem custos e o que não tem
restrições.
Comentário
O artigo não dá respostas, dicas ou orientações precisas mas
levanta questões e problemas pertinentes sobre os quais é necessário refletir e
que são essenciais à gestão dos REAs, remetendo para a sua escalabilidade,
sustentabilidade e viabilidade a longo prazo.
Recurso 2
Referência
Inuzuka, M.
& Duarte, R. (2012) Produção de REA apoiada por MOOC. Recursos
Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas /Bianca
Santana; Carolina Rossini; Nelson De Lucca Pretto (Organizadores). – 1. ed., 1
imp. – Salvador: Edufba; São Paulo: Casada Cultura Digital. 2012. 246 p. (p.
193-217). Retirado da web: http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/producao-de-rea-apoiada-por-mooc/
Resumo
Trata-se de um estudo de caso baseado num MOOC sobre HTML desenvolvido
na Universidade Federal de Goiás (UFG) e que utilizou REA em hipertexto. Depois
da clarificação de alguns conceitos e problemáticas são descritas a tecnologia
utilizada e as orientações pedagógicas que serviram de estrutura ao curso.
O artigo começa por clarificar alguns conceitos preliminares,
essenciais à compreensão do estudo de caso, nomeadamente: “educação aberta”; “recursos
educacionais abertos”; “conectivismo”; “MOOC”. É explicitada a relação entre
MOOC e REA e identificadas as críticas da comunidade científica à relação entre
o conectivismo e os MOOC.
Os MOOCs são abertos, inspiram-se no conectivismo e nas redes
e servem-se de REAs. Numa tentativa de analisar as características de cursos que
se apoiam no conectivismo é feita uma análise comparativa de alguns cursos da
Universidade de Standford e da Khan Academy que não sendo MOOCs são online,
abertos e distribuídos massivamente. O conectivismo é neste artigo analisado através
da comparação de quadros epistemológico desenvolvido por autores com Downes,
Siemens e Driscoll e através da referência a uma experiência de MOOC analisada
por Mackness, Mark e Williams.
O artigo aponta as fragilidades do estudo de caso remetendo
para a deficiente divulgação que apenas atingiu um nicho muito específico de
participantes, as respostas aos questionários foram dadas pelos que concluíram
o curso e verificou-se ainda falta de produção ativa de REA quer devido a
questões culturais, quer por lacunas a nível da prática pedagógica. Ainda assim
existiu produção de conhecimentos através da partilha de soluções entre os
participantes para a resolução dos problemas apresentados e o ambiente criado
promoveu o grau de abertura defendido pela teoria conectivista.
Comentário
O artigo é relevante pela relação que estabelece entre MOOCs
e REAs e pela análise destes à luz do conectivismo. O estudo de caso
para além de exemplificar o processo de construção de um MOOC quer do ponto de
vista tecnológico, quer do ponto de vista pedagógico, também avalia a
perspetiva dos participantes sobre a participação no MOOC.